A Jornada do Cliente é a representação da experiência que o seu cliente tem ao utilizar um produto/serviço da sua empresa, do ponto de vista dele - e não como a sua empresa imagina que seja essa experiência. Para construir uma Jornada do Usuário é necessário ouvir o cliente, observar o que ele faz e como ele se sente nos diferentes pontos de contato.
Estratégia de UX
Descobrir como o seu cliente se comporta ao interagir com a sua empresa é estratégico. Não se trata de uma perspectiva comercial ou de operação. Trata-se de uma perspectiva cotidiana e emocional, que quando incorporada ao negócio pode levar a empresa a patamares de sucesso nunca antes alcançados.
Jornada Emocional
A jornada serve também para mapear como o consumidor se sente quando compra, usa ou acessa o seu produto/serviço. Permite descobrir em quais pontos ele está contente e em quais ele não está tão feliz. A partir desse mapeamento das emoções, recomendamos melhorias e novas soluções.
Design de Serviços
Ao mapear a Jornada do Cliente, a empresa obtém informações que vão permitir ajustar processos internos, alinhar o que acontece dentro da empresa com o que é bom para o cliente e entregar serviços de qualidade que vendem, satisfazem e fidelizam.