Sites do governo no celular

Como os sites de governo funcionam no celular?

Nossa equipe testou no celular quase 200 sites dos governos federal, estadual e municipal usando a ferramenta do Google “Teste de compatibilidade com dispositivos móveis”.

Essa ferramenta checa o site e traz o resultado, que mostra se o site é amigável ou não no celular.

O resultado do estudo é que a maioria dos sites não é amigável no celular. No governo federal, 70% dos sites são inadequados para celular. Nos governos estaduais, somam mais de 60%. E nos governos municipais chegam  a 80%.

Veja alguns exemplos dos sites de governo que testamos:

Ministério do Trabalho e Emprego           Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações

Governo do Estado do Rio de Janeiro           Governo do Estado do Amazonas

Prefeitura de São Paulo          Prefeitura de Vitória-ES

Atualmente, todos os sites aprovados nesse teste do Google aparecem nos resultados da busca com uma tag “Para mobile”, indicando que eles possuem uma versão adequada para mobile.

O Google reprova os sites que têm letra muito pequena, que não se adaptam ao tamanho da tela do celular, que apresentam links muito próximos ou que usam recursos que não funcionam no celular.

A partir do dia 21 de abril, os sites que não abrem direito ou que não funcionam bem no celular não vão aparecer tão bem posicionados nos resultados de busca do Google..

Considerando que cada vez mais usuários acessam os sites no celular, faz sentido o Google privilegiar os sites mais amigos da plataforma móvel.

O problema é que a maioria dos sites de governo não está preparada para atender os usuários de celular e vai ficar mais difícil encontrar esses sites usando a busca do Google. Por isso é tão importante otimizar seu site para dispositivos móveis e realizar testes de usabilidade.