UX na medida: a experiência ao comprar roupas pela internet

Publicado em 18/09/2017 • tags: e-commerce

Há alguns anos muitos consumidores torciam o nariz para a compra online de roupas, mas a resistência foi sendo vencida, principalmente por fatores como preço mais baixo e conveniência, e o comércio online de roupas cresceu. Hoje 30% do ecommerce no Brasil são de roupas.

Junto com o crescimento do segmento e das vendas online aumentaram também as reclamações dos clientes, as trocas e as devoluções - que representam mais do que uma dor de cabeça para os lojistas, consomem em média 3,5% do faturamento.

Uma das maneiras de reduzir o alto custo para as empresas com as trocas e devoluções é melhorar a experiência do cliente na hora de comprar para que ele tenha na sua tela o máximo de elementos e de informações relevantes que propiciem a decisão correta sobre qual a peça, a cor e o tamanho adequados.

Nossa equipe buscou no ranking das “Melhores Empresas” no site “Reclame Aqui” as principais lojas online de roupas que atendem bem as reclamações dos clientes para verificar se elas também fazem um bom trabalho na hora de vender seus produtos pela internet.

Neste estudo analisamos a página de uma camiseta básica em 12 lojas online de roupas femininas e masculinas para verificar se elas oferecem boas imagens do produto, informações adequadas sobre o produto, cor, tamanho, composição, troca e devolução, se a funcionalidade de comentários ajuda o cliente a decidir melhor e também se a loja funciona bem no celular e nos principais navegadores.

A maioria das lojas não foi bem na análise da experiência de comprar uma roupa online, e os especialistas apontaram onde as lojas estão errando, por que, e o que elas precisam fazer para melhorar.

Para ver todos os resultados e ainda conhecer bons exemplos em outros países, você pode baixar aqui o estudo “UX na medida: a experiência ao comprar roupas pela internet”.

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