Glossário

“Usabilidade” já está em alguns dicionários online da língua portuguesa.

Veja essa e outras definições de termos que fazem parte da rotina de muitos profissionais.

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Arquitetura da Informação

Na definição de Lou Rosenfeld, autor de “Information Architecture for the World Wide Web” é a “arte e a ciência de estruturar, organizar e classificar a informação para que o usuário possa encontrar e utilizar essa informação”.

O card sorting é uma metodologia de Arquitetura de Informação bastante utilizada para melhorar a organização das informações em um site.

ASO

É a sigla para App Store Optimization. Significa otimização dos resultados de busca para lojas de aplicativos como a Apple store e a Play store. É similar ao SEO – Search Engine Optimization – otimização de sites para mecanismos de busca – só que focado em aplicativos móveis.

CAPTCHA

São aquelas letrinhas borradas que aparecem no final de formulários online. O CAPTCHA é utilizado principalmente para evitar spams feitos por robôs, mas muitas vezes ocasiona a perda de clientes, que se irritam, não conseguem ler as letrinhas e desistem. Pesquisas indicam que o uso de CAPTCHA afeta diretamente a taxa de conversão online.

Estudo etnográfico

É uma técnica de pesquisa qualitativa proveniente da Antropologia. Um pesquisador se insere num grupo para observar e descrever o que as pessoas fazem, como se comportam e como interagem umas com as outras, para assim entender suas crenças, valores, motivações e perspectivas.

O estudo etnográfico, também chamado de pesquisa contextual, permite entender a complexidade dos comportamentos humanos e ajuda no processo de busca por novas oportunidades de mercado através da inovação.

Experiência do Usuário (User Experience – UX)

A Experiência do Usuário engloba todos os aspectos de um produto ou serviço. Começa no momento em que o consumidor ficou sabendo que aquele produto ou serviço existe, passa pela busca de informação, compra, recebimento, utilização inicial e rotineira, suporte, e chega até o fim da vida útil daquele produto ou serviço.

Uma boa experiência do usuário é tão importante para o sucesso de sites, intranets e outros sistemas interativos quanto ter funcionalidades úteis, um bom design e visual atraente.

Veja os resultados deste estudo de experiência do usuário, que analisou o quanto as sacolas reutilizáveis à venda em supermercados atendem às necessidades e desejos do consumidor.

HTML

É a abreviação de Hyper Text Markup Language: Linguagem de Formatação Hipertexto, utilizada para criar páginas na Internet, como esta que você está lendo agora.

Intranet X Internet

A Intranet é uma rede fechada, que atende a uma empresa ou corporação, enquanto a Internet é a Grande Rede, aberta para o mundo.

Para obter retorno de investimento com seus web sites, sejam eles abertos para o público em geral ou acessados somente por funcionários, as empresas vêm cada vez mais aplicando testes de usabilidade, que são realizados com usuários reais.

Intranet X Extranet

A Extranet é a parte da Intranet que pode ser acessada por usuários autorizados fora da empresa, sejam eles os próprios funcionários ou ainda clientes, fornecedores, vendedores, parceiros ou mesmo consumidores. Quando o consumidor acessa um site para conferir o andamento de um pedido, mesmo sem perceber pode estar acessando a extranet da empresa.

Persuasividade

Persuadir significa mudar atitudes ou comportamentos (ou os dois) sem passar pela coerção ou enganação. Significa levar a pessoa a fazer aquilo que você quer que ela faça através de técnicas de convencimento, de atração e de encantamento.

Persuasividade é a arte de conquistar e seduzir o cliente para que ele compre, fique feliz e ainda fale bem da empresa e dos produtos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão representa a porcentagem de usuários que fizeram aquilo que a empresa espera que eles façam no site. Por exemplo: um site coloca uma chamada na página inicial anunciando um novo serviço online; 1.000 usuários entram no site, 25 clicam no link e usam o novo serviço; a taxa de conversão é de 2,5%.

Num site de comércio eletrônico, a taxa de conversão representa o número de vendas efetuadas pelo site.

Quando se melhora a Usabilidade de um website, a taxa de conversão aumenta, podendo alcançar o dobro ou mesmo o triplo, dependendo do tipo de site

Veja este estudo que mostra problemas básicos de usabilidade em sites de ecommerce no tablet, que atrapalham o aumento da taxa de conversão, ou seja, das vendas online.

SEO

A sigla vem do inglês – Search Engine Optimization – e significa otimização de ferramentas de busca. O SEO é um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a posição de um site nos resultados de busca gerados pelos sites de busca, como o Google e o Yahoo.

Usabilidade

A Usabilidade é uma parte importante da Experiência do Usuário. Não é possível ter uma boa experiência do usuário em um site ou sistema que não tenha usabilidade. Afinal, se o usuário não consegue usar o sistema para realizar a atividade que ele necessita, deixa de ter relevância se ele gostou de usar o sistema. Veja algumas definições de Usabilidade:

“É a eficiência, eficácia e satisfação que um grupo específico de usuários pode atingir durante a realização de um grupo específico de tarefas num determinado ambiente.”
Definição da ISO (International Standard Organization).

“Refere-se à capacidade de se usar um produto de maneira fácil, efetiva e eficiente para realizar uma tarefa. O foco principal é em como as pessoas trabalham com o produto. Se o produto é cheio de atributos, mas os usuários não conseguem descobrir como usá-lo ou levam um tempo enorme para realizar o trabalho, então esse produto não é usável”.
Definição da NASA.

“É a característica de ser fácil de usar, geralmente aplicada a software, mas relevante para quase todos os produtos. A facilidade de usar um produto pode ser medida pela velocidade atingida na realização de uma tarefa, pelo número de erros cometidos, pelo tempo necessário para se entender como ele funciona e pela satisfação das pessoas ao usar esse produto.”
Glossário de Usabilidade.

Entenda como são feitos os Testes de Usabilidade, uma das técnicas mais usadas pelas empresas para avaliar a Usabilidade de diferentes interfaces e aumentar o retorno de investimento

Veja este estudo que mostra como a Usabilidade de sites e sistemas pode contribuir também para a redução de ligações telefônicas para o call center e para o suporte das empresas.

Web design

Ao contrário do que pensam alguns, o Web design não diz respeito apenas ao visual de um site. O Web design compreende também a organização do conteúdo, a navegação, a escolha da melhor e mais rápida tecnologia, sempre de acordo com o objetivo do site e seu público-alvo. O visual do site só pode ser pensado nesse contexto.

Veja como o web design pode ser decisivo na criação de formulários que facilitam ou não o preenchimento pelos usuários.

Web marketing

Atividades que visam promover produtos e serviços online de maneira a atingir os clientes atuais e atrair clientes em potencial, através dos recursos da Internet. Esse processo pode envolver vendas, propaganda, pesquisa de mercado e serviço aos clientes. As principais ferramentas do web marketing são:

  • E-mail
  • Anúncio online
  • Newsletter eletrônica
  • Programas de lealdade e de afiliação
  • O próprio Web site

Web writing

Ao pé da letra seria “Escrevendo para a Web”, mas o significado é mais amplo. Web writing é o conjunto de técnicas de conteúdo que têm por objetivo maximizar a eficácia da comunicação via Web, explorando sua característica de interatividade.

“Escrever para um Web site não é apenas uma questão de colocar um texto numa página e esperar que o leitor a aprecie. Esta é uma mídia interativa, o que significa que o leitor tem que responder de alguma forma, mesmo que simplesmente lendo o texto.” Crawford Kilian

O mais novo desafio da comunicação online é escrever para a web móvel, ou seja, para os sites e aplicativos que são acessados pelo celular.